The Milena Principle

(Imagem retirada daqui)

É uma multi-inter-disciplinar Organização de Arte. Art as a laboratory; the politics of the heart; the border crossing aspects of the culture, language, art, science, ecology and health – são aspectos centrais de toda a filosofia que norteia o trabalho deste grupo.

Fundação e Organização de Arte sediada na Bélgica, com raízes que se estendem pela Alemanha, Portugal, Roménia e um largo campo de actividades surgindo pela Europa, o Milena Principle começou como uma exibição a propósito de viagens em 2003 e cresceu como uma rede de encontros e eventos de arte. Viajar é considerado um trabalho de arte.

O grupo é criado por vários artistas e especialistas em vários domínios, incluindo ciência, terapias alternativas, literatura, arte, história, música, arquitectura, tecnologia e filosofia. Os seus eventos são processos, laboratórios de um feeling thinking onde os instrumentos de arte são também instrumentos de ciência e conhecimento. São human fields, lugares de encontros numa atmosfera intimista abertos à participação do público e da comunidade; constituem atitudes humanistas que se fundem perfeitamente com a atitude artística. Artistas, cientistas e filósofos encontraram nesta via de arte uma filosofia comum. A obra de Milena Principle tem uma componente utópica e humana bem explícita e que transforma este projecto, não em algo estático, de fronteiras delimitadas e temporalmente definido, mas antes num processo em que um grupo de pessoas cria e recria, dinamizando e modificando os lugares por onde passam.

A Arte é vista como uma forma superior de conhecimento. A visão do Corpo como instrumento de arte e conhecimento, imagem de serenidade, intimidade, encantamento, inspiração, define a sua forma de trabalhar.

Um dos principais objectivos do Milena Principle (no seu projecto: The Politics of the Hearth) é criar um fórum transfronteiriço de trabalho em torno da essência da política como uma poética, instrumento criativo humano. Conceitos como “solidariedade ou “união” são considerados como uma fonte inesgotável de inspiração.

Ouvir falar de Milena Principlethe sensitive thinking, é ouvir falar de nómadas que usam o walking way, alimentado por ideias utópicas, como meio artística para chegar a um campo da arte onde ecologia, filosofia e política se misturam.

Referências:

Site do Projecto The Milena Principle

Landscape The Milena Principle (Exposição no Mosteiro de Tibães)

Stefaan Van Biesen

Geert Vermeire

(Heidi Martins)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: