A liberdade de criar, o digital e os novos mercados

A propósito da última aula de Técnicas de Criação, do Mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, deixo-vos aqui links para os materiais que vimos, e para outros dos quais apenas falámos no decorrer da aula.

PressPausePlay (2011)

Em PressPausePlay a produção de arte é apresentada como fruto de uma nova cultura criada a partir da participação ativa de toda a comunidade. O filme pode ser visto diretamente no YouTube, e mais informação sobre o mesmo pode ser lida no Virtual Illusion.

The Future of Art (2011)

Diferentemente do documentário anterior, Future of Art foca-se mais sobre a discussão estética e de curadoria nos tempos do digital. O filme pode ser visto diretamente no Vimeo e mais informação pode ser vista em Emergence.

Steal this Film I & II (2006 & 2007)

Steal this Film fala-nos essencialmente sobre o modo como a evolução tecnológica e o crescimento da partilha levou a que o Autor não morresse, mas em vez disso, se multiplicasse por milhões. Mais informação sobre o filme e links para download podem ser vistos no Virtual Illusion.

The Law is Strangling Creativity (2007)

Depois de verem o filme Steal… é importante verem a TED talk de Larry Lessig um dos fundadores dos Creative Commons para entenderem a discussão que se gerou em redor dos problemas que o copyright levanta ao mundo criativo. A comunicação pode ser vista no site TED com opção de legendas em português. Larry Lessig tem vários livros sobre o assunto, alguns dos quais disponíveis gratuitamente em formato de e-book. Aconselho vivamente a leitura do e-book Free Culture (2004).

De modo a que isto continue a fazer sentido, ou seja que possamos continuar a ter pessoas que vivem do seu trabalho criativo, é preciso ir um pouco mais longe. Deixo-vos aqui alguns links que podem explorar para entender melhor toda a revolução que vem acontecendo neste séc. XXI e os modos como isso está a alterar os paradigmas da comunicação de massas, assim como do consumo de massas.

O fim dos mercados de massas, segundo Seth Godin

No campo da explicação das alterações da sociedade de massas o recente livro lançado por Seth Godin é uma pérola. Explica de forma sintética o que está a acontecer aos mercados, no seu livro We Are All Weird (2011). Podem ler mais sobre o livro no Virtual Illusion.

A cauda longa, conceito de Chris Anderson

Para perceber como é que estas alterações estão a alterar o Consumo de massas, a melhor referência é Chris Anderson, editor da revista Wired. No seu livro The Long Tail (2006), explicou de forma muito concreta como é que o mercado se está a transformar, e quais são as oportunidades disponíveis para os novos criadores. Antes de comprarem o livro na Amazon, ou a versão portuguesa na Wook, podem ver a sua Ted Talk.

Finalmente para fechar o assunto no campo das transformações fica o último livro de Chris Anderson, aonde ele levou o conceito da Cauda Longa ainda mais longe, propondo uma radicalização do conceito de preço para os produtos imateriais. Sobre Free, The Past and Future of a Radical Price (2009) podem ver uma pequena análise no Virtual Illusion.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: