Comunicar Ciência

neurónios

Os projectos só vivem se forem comunicados.
Ficou patente, ao longo das sessões de trabalho, que os projectos culturais bem-sucedidos são aqueles que envolvem a população a quem se destinam e que criam vínculos emocionais, levando-as a considerarem tais projectos como seus.

Na divulgação da Ciência como Cultura não tem havido a preocupação de fazer esta ponte e de fazer chegar conhecimentos científicos de uma forma séria, mas com uma linguagem acessível, para fora da comunidade científica. Durante muito tempo a Ciência foi comunicada por elites, para elites, com linguagem hermética, virtualmente incompreensível para quem não seja do meio. Aliás, quanto mais ininteligível a linguagem, mais importante (é-se levado a pensar!) o projecto e quem o divulga!

Actualmente assiste-se a uma tentativa de tornar a Ciência mais apelativa e mais acessível ao público em geral, no entanto, opta-se pela “infantilização” da mesma, com a divulgação de experiências científicas, correctas e perfeitamente executadas, mas dirigidas a um público infanto-juvenil, na sua maioria com a expectativa de captar estudantes para as faculdades de ciências.

Para um público adulto, interessado por estas questões que vão da Astronomia, à Biologia, Matemática, Física e afins restam as notícias de uns media generalistas, com limitações, que advêm de lacunas de fundamentos científicos que lhes permitam divulgar correctamente, sem confusão de conceitos, os projectos que lhes são dados a conhecer. A alternativa são as publicações técnicas, dirigidas à comunidade científica e que não fazem, naturalmente, a contextualização.

Ou seja, falta um meio-termo, que permita a divulgação generalista da Ciência, tornando-a interessante e apelativa para a população em geral e que, ao fazê-lo, torne a Ciência uma prioridade, podendo ser obtidas contribuições que levem ao desenvolvimento de novas iniciativas e à progressão cultural.

Porque um país é tão grande quanto a sua cultura!

Clara Morais

http://divulgarciencia.com/categoria/comunicacao-de-ciencia/

Tags: , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: