Teatro – Cinema de Fafe

O Teatro-Cinema de Fafe foi inaugurado a 10 de Janeiro de 1924, por acção de um dos mais respeitados e audaciosos empreendedores: o Dr. José Summavielle Soares.

Á época Fafe era um concelho de 2ªordem, fiscal de 2ªclasee e comarca de 1ªclasee. Tinha pouco mais do que 30 mil habitantes que se dedicavam-se, essencialmente, às actividades pecuárias e artesanais.

Porém, já existia teatro e cinema em Fafe. Este remonta à década de 80 do séc. XIX e pertencia à Sociedade de Recreio de Fafe, da qual não existe informação acerca da sua fundação. Este teatro encontrava-se no mesmo local do actual, embora com uma arquitectura muito mais rural e pobre. 

O velho teatro foi transformado, e deste pouco mais ficou do que as paredes, surgindo, assim, uma luxuosa e elegante Casa de Espectáculos. A sua decoração era altamente moderna e correspondia às exigências da arte cénica. Relativamente à sua pintura era considerada umas das finas e feita por artistas do Porto.

Após a inauguração desta belíssima Casa de Espectáculos, a programação da sala passou a incluir as mais importantes companhias teatrais do país, como por exemplo, a Companhia Lucília Simões e Eurico Braga, etc. De entre todos os espectáculos, destaca-se o “Carta Anónima” de Sousa Rocha, um espectáculo de solidariedade dirigido pelo maestro Henrique Salgado e pelo grupo dos Modestos.

Passados três meses após a abertura da bela Casa de Espectáculos, chegou o cinema mudo. Durante uns anos existiu uma articulação entre a programação do teatro e do cinema, tendo-se depois tornado dominante. Em 1930, surge o Cinema Sonoro.

A política tornou-se uma constante no Teatro-Cinema. Em 1931, o Teatro-Cinema foi encerrado de forma vingativa e impulsiva, pelo facto de o seu proprietário não o ter cedido para uma actividade política de apoio ao regime em vigor, a Ditadura. Reabriu em Novembro de 1932.

Embora o edifício tenha sido alvo de melhoramento, tanto a nível de instalações como de tecnologias, o edifício foi-se degradando e, como tal, deixou-se de ter condições para acolher espectáculos, pelo que foi encerrado a Janeiro de 1981 por Ordem da Direcção Geral de Espectáculo.

Entretanto, o Teatro-Cinema foi vendido, tendo passado por vários proprietários, até que chegou às mãos do empresário local José Manuel Oliveira Rodrigues que, desde logo, manifestou a sua intenção de demolir o edifício. Na altura, a Câmara não mostrou interesse em adquirir o edifício por questões financeiras.

Na campanha eleitoral para as autarquias de 1997, o Teatro-Cinema foi reaberto para receber o Dr. Manuel Maria Carrilho e os dirigentes locais do Partido Socialista.

Em 2000, o proprietário pediu a demolição do edifício, tendo-o colocado à venda na praça pública. Como forma de manifestação, formou-se um movimento juvenil denominado de “Todos pelo Cine-Teatro”, que foi um sucesso.

A 16 de Novembro de 2001, a Câmara consegui adquirir o imóvel pelo montante de 2,5 milhões euros. Esta aquisição foi entendida como a realização de um sonho de todos os Fafenses, uma vez que finalmente iria ser devolvido ao seu povo.

Em 2008, a Câmara assinou a empreitada de recuperação do imóvel pelo valor de  4.175.111,89 euros.  Todo o conjunto do Teatro-Cinema foi devidamente recuperado no âmbito das obras de requalificação, de modo a devolver, como foi dito anteriormente, o imóvel aos fafenses com todo o tipo de artes do espectáculo.

Em redor do Teatro-Cinema foi construído um edifício que serve de apoio técnico às actividades deste e que inclui também a instalação da Academia de Música José Atalaya e um estúdio de cinema, que foi inaugurado por Manoel de Oliveira, e detém o seu nome. As obras terminaram em 2009.

Por detrás do pano ficou um mundo de oportunidades, experiências, sensações que inundaram a cidade.

 

Bibliografia:

COIMBRA, Artur Ferreira (2009), Teatro-Cinema de Fafe – Memória para o Futuro, Câmara Municipal de Fafe.

 

Teresa Antunes nº20955

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: