Religião, crenças e tradições

 A cultura refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos pertencentes a essa sociedade; inclui o modo como se vestem, as suas formas de casamento e de família, os seus padrões de trabalho, cerimónias religiosas e actividades de lazer.

As variações culturais entre seres humanos estão relacionadas com os diferentes tipos de sociedade. A cultura de uma sociedade engloba tanto os aspectos intangíveis, as crenças, as ideias e os valores que constituem o teor da cultura como os aspectos tangíveis, os objectos, os símbolos ou a tecnologia que representem esse conteúdo.

No entanto, é comum ocorrer entre as diversas sociedades um choque cultural, como por exemplo, o uso da burca ou do véu, perante a nossa sociedade é um “choque”. A burca é o nome dado à vestimenta usada pela comunidade feminina muçulmana que cobre o todo o rosto e todo o corpo, tendo apenas uma tela na parte dos olhos. Outros países islâmicos o véu tem outras formas e até outro nome, por exemplo, na Arábia Saudita cobre apenas a cabeça.

 

O seu uso deve-se ao facto de muitos muçulmanos acreditarem que o livro sagrado islâmico, o Alcorão, ou Corão, nome pelo qual também é conhecido, exigem aos homens e às mulheres que se vistam e comportem modestamente em público, segundo numa norma do Corão o profeta disse, “diz a tua esposa, a tua filha e às mulheres dos crentes que se cubram com suas jalabib”, jalabib é um dos nomes do véu.

 A mulher pode optar por usar ou não usar o véu ou a burca, porém estaria a negar uma lei divina e em países fundamentalistas o não uso destes adereços pelas mulheres pode incorrer penalidades que incluem até prisão. Por outro lado muitas mulheres optam por usar a burca ou o véu para se sentirem protegidas dos olhares masculinos, não encarando o seu uso como uma obrigação.

Recentemente alguns países da Europa insurgiram sobre esta questão, o uso do véu islâmico que cobre o rosto, com a intenção de iniciar um processo legislativo que proíba o uso da burca, alegando não se tratar de uma luta contra uma religião, mas sim em favor das tradições e das liberdades da nossa civilização e que seria hora de pôr um fim à violência do fanatismo islâmico que oprime as mulheres e ameaça a existência de nossa civilização.

Em França, por exempo, foi oficialmente proibido o uso da burca para mulheres. As muçulmanas não poderão utilizá-la em locais públicos. Embora exista uma relação quanto às questões terroristas os agentes de segurança Pública não podem remover a burca, mas quem não tirar a burca para a sua identificação terá de ser encaminhado ao posto de Segurança Pública. Também existem punições para os homens que obrigarem as mulheres a usar burca. O governo francês alega, que com estas medidas, estar a defender o princípio democrático da separação Igreja – Estado.

Todavia, esta questão do uso ou da proibição do uso da burca é bastante especial, pois esta é uma questão de religião, tradição e direitos das mulheres, uma vez que muitas mulheres não querem tirar o véu por medo ou mesmo por acreditar nos mandamentos da sua religião e por querer respeitar as suas crenças e tradições. Acima de tudo precisamos entender a cultura dessa sociedade e tentar encontrar medidas que nos permita respeitar a sua cultura, não anulando os nossos princípios e as nossas crenças, pois a nossa liberdade termina quando choca com a liberdade dos outros.

 Proibir o uso da burca, com base no princípio da dignidade não é por si só aceitável, pois em sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interacção harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver, pois em contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais.

 

“Egoísmo não é viver como quiser; é pedir aos outros que vivam como alguém quiser que vivam”

Oscar wilde

 

Sónia Silva

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: