Romero Britto e a arte “Made in Brazil”

Uma profusão de cores e de elementos geométricos são a marca registrada das obras do artista plástico brasileiro Romero Britto. Natural do Recife, Pernambuco, ele conquistou apreciadores pelo mundo com a criatividade expressa em telas e esculturas e consagrou sua arte como um símbolo de alegria e vivacidade.

Tudo tem espaço no mundo colorido criado pelo artista. Quadrados, retângulos, círculos e triângulos são encaixados com harmonia nas suas criações. O resultado são obras com pessoas felizes, casais apaixonados e animais – cachorro, peixe, gato, borboleta – repletos de estilo. Em entrevistas para diferentes meios de comunicação, o artista já confessou que a inspiração para o trabalho também veio do colorido vibrante do Brasil, que contrapõe com um período onde conheceu diferentes ângulos da vida.

Romero e a obra "The Big Apple"

Romero e a obra “The Big Apple”

Da promessa à consagração

Nascido no Brasil, em 1963, Romero Britto iniciou seus traços aos oito anos. Oriundo de uma família sem recursos e de nove filhos, utilizava a superfície de jornais e papelão para seus desenhos. Além disso, as paredes de casa também se tornavam matéria-prima. Aos 14 anos fez sua primeira exposição e vendeu um quadro para a Organização dos Estados Americanos.

Aos 20 anos, viajou para Paris, onde conheceu as obras de Henri Matisse e Pablo Picasso. Os artistas influenciaram o jovem que uniu o cubismo e o grafitte à pop art, compondo um estilo que o artista define como “neo-cubista-pop”. Um formato que, segundo informações divulgadas pelo site de Romero, o The New York Times descreveu como “exala calor, otimismo e amor”. Na mesma década, mudou-se para os Estados Unidos, onde reside até hoje. No país, atingiu o prestígio e reconhecimento que o levaram ao sucesso.

Em 1988, Britto deu o primeiro grande passo na divulgação de seu trabalho após sua arte atrair a atenção da Absolut Vodka. Ele assinou um contrato para que a marca utilizasse seu trabalho na campanha “Absolut Art”. Desta forma, o brasileiro entrou para a lista dos artistas da Pop Art que tiveram suas obras utilizadas no projeto, somando-se à ícones como Andy Warhol e Roy Lichtenstein.

Desde então, ele não parou. Já foram realizados trabalhos voltados à publicidade para a Omo, Pepsi, Audi, Bentley, Technomarine e Eviane. Britto também deu seu toque repleto de estampas aos personagens da Disney, uma de suas mais famosas parcerias. Hoje, é possível encontrar esculturas com a interpretação do artista para o Mickey, Pato Donald, Dunga, Grilo Falante, entre outros personagens. Ainda existem peças como caneca, porta-retrato e notepad.

O brasileiro também ilustrou livros publicados pela Simon & Schuster e Rizzoli. Quando se trata de futebol, ele já criou um cartaz oficial para a Copa do Mundo de 2010 e foi convidado para ser o embaixador da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no seu país de origem. Em 2012, ainda foi homenageado pela escola de samba Renascer de Jacarepaguá, que desfilou no Carnaval do Rio de Janeiro com o enredo “O Artista da Alegria dá o Tom na Folia”.

Colors of Brazil

Colors of Brazil

 

Mona Cat

Mona Cat

 

A New Day

A New Day

 

Love Blossoms

Love Blossoms

 

A busca pela democratização da arte

O talento de Romero é tão cobiçado que uma pintura encomendada pode custar até US$ 200 mil. Entretanto, é possível encontrar peças da linha do artista que são produzidas em grande escala. Ele possui mais de 200 produtos licenciados e entre os objetos vendidos estão estátuas, sacola, guarda-chuva, mala, porta-retrato, quadro, entre outros. Um trabalho rentável, controlado pela sua empresa, a Britto Central, que conta com mais de 70 colaboradores e só em 2010, conforme a Folha de São Paulo, registrou US$ 30 milhões de faturamento.

Em entrevistas para diferentes meios de comunicação, Britto já afirmou que o objetivo é levar a sua arte repleta de alegria para diferentes meios. Conforme disse à revista Leaders:

I don’t only paint for the elite. My work can be enjoyed by all kinds of people and that’s why I’ve done so many licensing projects. I did one project for Absolut Vodka, and through that, my work was enjoyed by millions of people around the world. Of course, there are only a few people who can buy my original paintings, but I do silkscreen prints that many people can acquire. A young person who really enjoys art can get one of my posters ina poster store

A arte de Britto ainda encontra resistência da crítica especializada. O estilo gera polêmica e suscita questionamentos sobre o seu trabalho estar mais associado à decoração e ao setor do entretenimento do que ao conceito de arte. Apesar disso, o brasileiro continua defendendo a concepção da arte disponível em diferentes meios, sendo uma forma de manifestação, como explica em em entrevista concedida ao “Fala Fil” (Leia na íntegra aqui):

Arte é a expressão humana de um estado de espírito individual, algumas vezes, esse ‘estado’ pode ser influenciado por outros ou sofrer mudanças ao longo do tempo

O resultado de seu talento pode ser visto em exposições em museus em mais de 100 países e nas suas galerias como a localizada nos Estados Unidos e Brasil. Na lista ainda estão o Salon Nationale des Beaux-Arts, no Carrousel du Louvre, em 2008 e 2010. Ele ainda foi o responsável por criar as instalações de arte pública para a O2 Dome, em Berlin, John F. Kennedy Airport, Nova York, e o Cirque du Soleil no Super Bowl XLI.

Uma das suas obras mais admiradas é de 2007: uma pirâmide, que comemorava a exposição do tesouro de Tutancâmon à Londres. Consagrada como a maior instalação de arte da história do Hyde Park, apresentava de 13 metros de altura, equivalente a um edifício de quatro andares.

 

 

 

O eleito entre os famosos

As peças criadas por Romero Britto já conquistaram famosos, desde atrizes até políticos. Entre os principais fãs do artista está o ator e político Arnold Schwarzenegger, que possui uma coleção de quadros de Britto em sua casa. Até 2010, ele tinha 18 obras.

Britto ainda está presente nas coleções do senador Ted Kennedy, de Pelé, Marta Stewart e David Caruso. Michael Jackson também admirava o trabalho do artista e ofereceu uma festa em homenagem à Britto.  Em 2002, Romero produziu a capa de um CD do cantor em homenagem as famílias das vítimas do 11 de Setembro.

O rosto de celebridades também foi pintado pelo brasileiro. A cantora Madonna ganhou dois quadros de aniversário e a top Gisele Bündchen e seu marido Tom Brady foram presenteados, pela irmã do atleta, devido ao casamento. A realeza também  recebeu quadros de Romero Britto. Entre as retratadas estão a Princesa Mary da Dinamarca, a Princesa Diana, a Rainha Elizabeth II, o Rei Juan Carlos e a Rainha Sofia. A presidente do Brasil, Dilma Rousseff,  ganhou um retrato em 2011.

Madonna

Madonna

 

Casal da realeza britânica: William e Kate

Casal da realeza britânica: William e Kate

 

Princesa Diana

Princesa Diana

 

Tom Brady e Gisele Bundchen

Tom Brady e Gisele Bundchen

Por Letícia Sarturi Isaia

(PG 21725)

Referências

http://www.britto.com.br/portu/romero.asp

http://www.britto.com/downloads/newsandevents/articles/serafina_Magazine_May_2011.pdf

http://www.britto.com/downloads/newsandevents/articles/leaders_jan-march_2005.pdf

http://claudia.abril.com.br/materia/claudia-entrevista-romero-britto-3466/?p=/famosos/entrevistas

http://caras.uol.com.br/revista/903/secao/veja-tambem/romero-britto-homenagem-a-dilma-rousseff#image2

http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2007/10/30/ult4326u450.jhtm

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0810200606.htm

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2012/noticia/2012/01/renascer-promete-colorir-sapucai-em-estreia-no-grupo-especial.html

http://www.istoedinheiro.com.br/blogs-e-colunas/coluna/9_LIDERES

http://www.macvirtual.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo7/britto/index.html

Tags: , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: