O universo fantástico da cultura pop japonesa – Cosplay

Por Karina Sampaio de Almeida

Você já ouviu falar em Cosplay? O movimento costuma ser caracterizado por um grupo de pessoas que se fantasiam e interpretam personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses e, até mesmo, de filmes, séries de TV, livros e animações. Os Cosplay se reúnem e promovem festivais, comemorações com desfiles de fantasias, encontros em praças e festas durante o ano inteiro. São os chamados adoradores de desenhos japoneses.
mario-kids-cosplay
O interesse pela fantasia que chama a atenção desses admiradores é um gênero de arte que usa a magia e outras formas sobrenaturais como o elemento primário de uma história. Esta ligado geralmente a ficção científica e ao horror. Em geral, o termo fantasia cobre trabalhos de escritores, artistas e músicos, desde mitos e lendas até obras mais recentes, conhecidas por uma vasta audiência.
ash cosplay

O produtor principal dessa expressão artística e cultural vem da cultura pop japonesa. Nos últimos 20 anos o crescente interesse por tudo aquilo que representasse ou significasse “Japão” no mundo, influência criadores das mais diversas áreas das artes, do entretenimento e da moda. Atualmente uma geração globalizada que abraça estéticas, gostos e comportamentos apreciados pelo japonês comum, influênciados pela cultura pop produzida no Japão. São jovens que gostam de mangás e animês, filmes de monstros gigantes, que cantam em karaokês músicas contemporâneas japonesas que agem e se vestem de acordo com hábitos e tendências adotadas pelos jovens do outro lado do planeta.
capaJapop

Assim, o Japão hoje é sinônimo de legal, “cool” e “fashion”. A forma que o Japão passou a explorar a cultura pop, tornou a nação a ser a única a quebrar a hegemonia dos Estados Unidos na exportação de influência cultural no pós-guerra. A cultura popular industrializada japonesa: o karaokê, a música enka e o J-Pop, mangás e animês, novelas e séries de TV, filmes de samurais e de terror, ídolos do esporte e do showbiz, a dança Yosakoi Soran e a ópera Takarazuka, e ícones do consumo e da moda. E como tudo mais no Japão, a cultura pop japonesa tem a incomum característica de unir conceitos opostos, sendo ao mesmo tempo moderna e tradicionalista, refinada e “kitsch” –  simplesmente surpreendente.

A Fantasia que aqui se insere é um género popular, encontrando lugar em quase todas as mídias. Enquanto que a arte fantástica e os filmes de fantasia foram altamente sucedidos, é na literatura que o Fantasia se expandiu mais e diversificou. Portanto, os livros baseados em filmes de fantasia e séries de TV também se tornaram populares. Similar as séries de novelas baseadas em filmes de fantasia e séries de TV encontraram seu espaço.
A fantasia moderna, criou muitos subgéneros sem ligação clara com o folclore ou mitologia, embora a inspiração nestes temas continue. Os subgéneros da fantasia são numerosos e diversos, frequentemente sobrepondo a outros géneros de fantasia especulativa. Dentro destes subgéneros destacam-se a fantasia cientifica e dark fantasy, onde a fantasia se mistura com a ficção cientifica e o horror.
Desde 1975 os fãs de fantasia juntaram-se na World Fantasy Convention, que é realizada todos os anos em uma cidade diferente.
As conferências juntam fãs não só de fantasia, mas também de fantasia especulativa, e também de Anime. Dentro destas subdivisões incluem-se também outras subculturas, como os cosplay.

todos juntos coslay
No Brasil não poderia ser diferente, a tribo dos Cosplay é vista com bons olhos e muito aderem ao estilo. No meio do ano, em São Paulo, o Festival Anime Friends reúne pessoas de todo mundo e tem duração de 15 dias, o que estimula vários grupos de estados brasileiros a trocar experiências e buscar premiações. Em 2008, a Associação OTAKU, em Belém-Pará-Brasil, premiou os participantes de uma competição interna com uma passagem de ida e volta para o Festival Anime Friends.
Alunos de uma universidade particular em Belém, também fazem parte desse universo. Nelson Silveira, aluno do curso de Direito, é colaborador desses eventos e já ganhou o 2º lugar na competição de fantasias no Festival do OTAKU, em 2006. “Admiro esse movimento há seis anos. Nas competições, encontro várias pessoas da universidade que frequento, que também participam e gostam do estilo Cosplay”, revela.
No caso de Nelson, a fantasia premiada foi inspirada no personagem YUKITO, do desenho japonês Sakura Card Caption, e o prêmio foi um Mp3. A última competição nesse estilo foi o Festival TOMODATE, realizado no início de 2009, no Instituto Federal do Pará – IFPA. Nesses eventos, as fantasias que chegam a ser réplicas perfeitas chegam a custar R$ 500,00 aproximadamente 150 euros.
Em Belém do Pará no Brasil, os Cosplay têm apoio da Associação Nipo-Brasileira. Os grupos se organizam para promover festivais, encontros e competições em colégios e clubes. A Associação Cultural ANIMAZON, que é a mais antiga na capital, possui 15 membros que, constantemente, se reúnem para jantares, festas e encontros em praças, caracterizados de acordo com os personagens que mais gostam.

yukito_cosplay_in_progress_by_helena_hime-d4l7s8h

No mundo O Cosplay World Masters (CWM) é o mais novo concurso internacional de Cosplay individual. A primeira edição foi realizada no ano de 2011 em Portugal, durante o IberAnime LX, um evento bianual dedicado ao anime, mangá, games, workshops e concertos relacionados á Cultura Pop Japonesa, reunindo participantes de quatro países: França, Itália, Espanha, e Portugal.
A competição é restrita aos participantes mais experientes, o objetivo é eleger o melhor e mais completo cosplay do mundo. A avaliação do cosplay, é pela performance e na reação do público. São escolhidos e premiados três cosplayers todos os anos. As competições garantem ao participante suporte técnico e audiovisual para a melhoria nas performances. A final das competição não tem lugar fixo e pode acontecer em países diferente, onde pode acontecer como parte de um evento/convenção dedicado a Anime, Manga e Cultura Pop Japonesa já existente ou simplesmente, acontecer como evento isolado. A premiação em dinheiro pode chegar até R$2,5 mil.
O CWM tem como missão a promoção e reconhecimento do Cosplay a nível mundial, assim como a promoção do país anfitrião e entidade organizadora. A comunicação do evento é feita globalmente através da rede de contatos do CWM. http://www.cosplayworldmasters.com
Não apenas competições, mas também são realizadas exposição, voltada aos robôs dos animês que contam com a presença de cosplayers internacionais. Realizada pelo Singapore Cosplay Club, a maior comunidade de cosplayers da Cingapura, e Mecha Design House, um grupo de artistas especializados em arte 3D com papel, o Mecha Art Museum é uma espetacular exposição de trabalhos de arte de “mecha”, os famosos robôs dos animês. Dentre as atrações, uma galeria de arte 3D desse universo, vasta coleção de mechas feitas com a técnica de papercraft, e uma exposição de diversos cosplays de robôs e acessórios. O evento traz os cosmakers japoneses Goldy, Dark Knight e Takasou, famosos por seus cosplays extremamente detalhados de robôs. Os convidados ministram workshops onde ensinam suas técnicas, realizando performances especiais no palco e o público pode conferir uma exposição de mechas lendários como o EVA-01 de Evangelion e o VF-25 Messiah do animê Macross. O evento ainda conta com atividades musicais, como Anime Karaokê, e a performance da Orquestra Sinfônica “Singapore Winds”, apresentando temas musicais famosos dos animes de robôs. Site Oficial: http://www.mechadesignhouse.com/

mecha cosplay

Bibliografia e fontes eletrónicas:

http://www.cosplaybr.com.br/site/index.php/Cosplay-no-Mundo/
http://www.japop.com.br/
http://www.culturaacademica.com.br/_img/arquivos/Processos_midiaticos_e_producao_de_sentido.pdf
https://www.facebook.com/MelhoresCosplaysDoMundo?ref=ts&fref=ts
https://www.facebook.com/4CosplayMagazine?directed_target_id=0
http://centralotaku.net/mcmbrasil/?p=149
http://www.fantasiascriativas.com.br/dicas/fantasias-femininas-no-universo-cosplay
http://lazcosplay.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: