Bernardo Sassetti – as várias facetas do mestre do jazz português

sassetti

Nascido a 24 de Juno de 1970, cedo começou a estudar piano clássico, mais precisamente aos 9 anos de idade, tendo frequentado a Academia dos Amadores de Música. O seu forte foi sempre o jazz, tendo-se instruído e aperfeiçoado ao lado de gigantes como Zé Eduardo, Horace Parlan ou Sir Roland Hanna.

Aos 17 anos, Sassetti inicia o seu percurso profissional, primeiramente a tocar em pequenos clubes, acompanhando o Quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet. Compositor, solista e personalidade única e de destaque no universo da música, apresentou-se variadas vezes ao lado de nomes como Art Farmer, Kenny Wheeler, Freddie Hubbard entre outros, ou até como parte integrante da United Nations Orchestra. Em 1994, realizou o seu primeiro trabalho discográfico liderado por si próprio, intitulado “Salsetti” (com a especial participação de Paquito D’Rivera; em 1995, grava um cd nomeado para os Mercury Awards, a par com com o quinteto de Guy Barker, denominado “Into the blue”, seguindo-se um ano depois os segundo trabalho da sua autoria: “Mundos”. Em Novembro de 1997, em conjunto novamente com Guy Barker, Sassetti junta-se à Orchestra Filmarmónica de Londres e grava “What love is”, tendo como convidado especial o cantor de renome mundial Sting. Em 2002 grava “Nocturno”, que ganhou o 1º prémio Carlos Paredes.

Como artista e homem multifacetado que foi, Bernardo Sassetti da Costa Pais trabalhou com inúmeras personalidades dos mais variados géneros músicais, desde o fado, ao pop-rock, ao hip hop, englobando nomes como Da Weasel, Carlos do Carmo, Mário Laginha ou Sérgio Godinho.

http://youtube.com/watch?v=YL5-LE5PfZ4

Sassetti mantinha presente no seu quotidiano a dedicação às composições musicais destinadas à indústria cinematográfica, das quais se destacam as do filme “O talentoso Mr. Ripley” (de Anthony Minguelta), “O milagre segundo Salomé” (de Leitão Barros) ou “Alice” (de Marco Maritins), entre outros.

No que toca à sua vertente concertista, Bernardo Sassetti apresentou-se de três formas distintas: a solo, em duo com o conceituado Mário Laginha ou ainda em trio, com Carlos Barreto e Alexandre Frazão.

http://www.youtube.com/watch?v=wNCz0NYIVBc

Dentro destas variadas formas de apresentação ao público, surge a participação em alguns discos de importante referência, como sejam “Cumplicidades” de Luís Represas; “Jamaica by night”, de Andy Hamilton ou ainda “Ao vivo no Guimarães Jazz” com Conrad Herwing e Trio de Bernardo Sassetti.

sassetti and friends

Além da matéria-prima da sua obra e das participações no mundo cinematográfico, este homem abriu os seus horizontes para além das artes do palco e deleitava-se com as formas de sentir através da fotografia e do vídeo. Foi precisamente a fotografar que este grande músico deixou o nosso mundo físico, numa tarde de Maio, corria o ano de 2012, tendo caído de uma falésia de 20 metros de altura e perdendo a vida aos 41 anos de idade. Deixou para traz a mulher Beatriz Batarda e duas filhas pequenas.

Os seus últimos trabalhos integraram a composição da banda sonora do espectáculo da Companhia Nacional de bailado (2011) intitulado “Uma coisa em forma de assim”.

Como homeagem a este músico do “sentir”, em Setembro de 2012 foi criada a Casa Cultural Bernardo Sassetti, que tem como objectivo último a máxima divulgação da obra deste homem que, como diz o jornal “Público ” “…buscava o silêncio”, bem como cultivar e explorar o espólio por este grande artista, criando uma relação entre ele próprio e a comunidade em geral.

sassettiiiii

Discografia:

ANA ROMANA, PG23484

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: