Imagens e som como sensibilizadores em campanha

 

Atualmente vive-se no mundo da tecnologia e da informação. A multimédia é utilizada como meio para difundir de forma rápida uma mensagem através de imagens, textos, vídeos e áudio. Segundo Giddens (2008), “(…) a característica comum destes meios de comunicação é, respetivamente, a de alcançar um grande número de pessoas à escala global, tornando-se também num poderoso meio de difusão cultural pois assiste-se a uma reorientação do modo de pensar sem que se percecione a mesma, por outras palavras, geram-se novas identidades.” (p. 53).

Apresentam-se a baixo dois anúncios publicitários, numa tentativa de demonstrar que o som é utilizado como complemento da imagem, e perceber de que formas estes se completam. Segundo Stefani G. (1998), “vivemos mergulhados num oceano de sons. Mergulhados em sons. E em música. Em todo o lugar, a qualquer hora. Respiramos música sem nos darmos conta disso”, a música é sem dúvida uma ferramenta importante para a divulgação publicitária de modo a nos fazer relembrar ou até memorizar facilmente o anúncio ou um produto apresentado (p. 11).

Os anúncios apresentados pretendem alertar para os perigos rodoviários, nomeadamente, a condução sob o efeito de álcool e a não utilização do cinto de segurança. As imagens têm como fim, a sensibilização dos cidadãos para os riscos associados aos perigos rodoviários, sendo também importante realçar o papel da música que acompanha as imagens. As músicas que integram os anúncios, não foram selecionadas ao acaso, isto é, são eleitas para que o espetador, nesta situação, desperte emoção ou fique sensibilizado, sendo este um dos principais objetivos dos anúncios.

O primeiro anúncio apresentado, foi criado na Inglaterra para alertar quanto à importância do uso de cinto de segurança. A campanha chama-se Embrace Life (Abrace a Vida) e de uma forma muito simples e com recurso a uma música calma e emotiva consegue cativar a atenção do seu público, e sensibilizar os espectadores para uma possível fatalidade quando não se respeitam as normas de segurança. Dito isto, a música aqui utilizada como complemento das imagens, pretende sensibilizar os espectadores levando-os a repensar nos possíveis desleixos que ocorrem diariamente.

O segundo anúncio, representa uma retrospetiva das campanhas de segurança rodoviária produzida pelo TAC ( ), tem como objetivo mudar a forma de conduzir e pretende também demonstrar a realidade de muitas famílias e as consequências de atos perigosos e de risco perante a sociedade. Ou seja, a falta de responsabilidade e os atos inconsequentes afetam quem nos rodeia. Neste vídeo utiliza-se como canção de fundo Everybody Hurts (Todo Mundo Sofre) da banda REM como chamada de atenção para as pessoas que se encontram de certa forma no limite, é uma música triste e incentiva a não se desistir da vida. Como se pode constatar é de facto um complemento das imagens que demonstram os riscos que podemos correr quando, neste caso, não estamos a ter uma condução segura e/ou não estamos nas melhores condições para o fazer.

Numa citação de Giddens, podemos rever um pouco do que foi referido anteriormente “Os nossos corpos são profundamente afetados pelas nossas experiências sociais, bem como pelas normas e valores dos grupos a que pertencemos. O mundo de hoje, em rápida transformação, apresenta novos riscos e desafios que podem afetar os nossos corpos e a nossa saúde. Proporciona-nos igualmente a possibilidade de fazermos as nossas próprias escolhas acerca de como viver o quotidiano e como cuidar da nossa saúde” (Giddens, 2008, p.146).

https://www.youtube.com/watch?v=h5mLQ7XoepQ

 

https://www.youtube.com/watch?v=7HwT-1Pzxyw

PG 24794

Ana Luísa Pereira

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