A publicidade nos festivais de música portugueses e a promoção dos artistas

É sempre no início do ano que surgem as primeiras confirmações para os festivais de música que decorrem em Portugal, na época do verão.

Denominado por uma cultura de massas, os festivais portugueses são compostos pelo géneros musicais semelhantes, isto é, o Rock, Pop, Electrónica e Alternativo.

Frequentados por uma comunidade padronizada e mainstream, estes festivais oferecem várias actividades, artísticas ou não, para além do grande leque de artistas que marcam presença nos concertos.

Escolhi cinco festivais de música portugueses que são considerados os melhores e mais variados a nível de música e estilo:

 

– Optimus Alive: https://www.youtube.com/watch?v=nCBQgwPrOzY

 

– Meo Sudoeste: https://www.youtube.com/watch?v=av_IdFKpBO0

 

– Super Bock Super Rock: https://www.youtube.com/watch?v=-lZP-Lrf9MM

 

– Meo Marés Vivas: https://www.youtube.com/watch?v=dieGvflkgfI

 

– Paredes de Coura: https://www.youtube.com/watch?v=c7TwDWmdjJU

 

Estes cinco anúncios, alguns recentes, outros não, descrevem principalmente o nome do festival e o slogan oficial, seguidamente os nomes dos cabeças de cartaz, bem como o local e a data do evento. Além disso, o spot publicitário é acompanhado pelas músicas dos artistas que vão sendo mencionados.

Após a visualização destes vídeos, concluo que existe uma grande influência das músicas que surgem nestes anúncios em relação ao público que frequente este tipo de festivais.

Além da estratégia de publicidade ao carácter do festival, com a demonstração do recinto e de concertos das edições anteriores, a música é o elemento-chave para chamar à atenção do consumidor.

Para além de serem passados em todos os Mass Media, a música acaba por se entranhar inconscientemente na memória do público. Sem conhecer a fundo os artistas, a música fica reconhecida e acaba por se tornar num motivo para atrair mais pessoas ao festival.

Algumas pessoas reconhecem a música logo que a ouvem no possível concerto, mesmo que não conheçam os artistas que a reproduzem.

Estabelece-se o facto de que a publicidade tem uma influência enorme e gradual, especialmente neste caso explorado, a nível da imagem e do som. Tudo isso acontece porque utilizam factores que fazem prender o espectador, isto é, o som, a imagem e o pouco texto mas cativante.

 

Trabalho realizado por:

Inês Almeida

Nº PG24788

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: